Difusão de políticas
É professor do curso de Relações Internacionais da Unifesp, do Campus de Osasco. Concluiu seu pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, onde desenvolveu uma pesquisa acerca da difusão internacional de políticas brasileiras no setor de segurança alimentar.
Possui dois doutorados em Ciência Política. A tese defendida na Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2015), recebeu a "mention très honorable avec les félicitations du jury à l'unanimité". Na Universidade de São Paulo a banca de defesa de sua tese também enfatizou de forma unânime o "fôlego e a abrangência do trabalho empírico" (2013). Sua pesquisa de doutorado tratou da difusão internacional do Orçamento Participativo. Possui graduação em Relações Internacionais pela Università degli Studi di Bologna (2006) e mestrado em Estudos Latino-Americanos, na área de Ciência Política, pela Université de la Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2008), ambos revalidados no Brasil.
Recebeu em 2013 o “Prêmio Jóven Investigador” do Conselho Europeu de Investigações Sociais sobre América Latina (CEISAL), por seu artigo “Do ‘tipping-point’ à difusão massiva: Mecanismos da internacionalização do Orçamento Participativo” outorgado pela Universidade Fernando Pessoa na cidade do Porto em Portugal. Sua dissertação de mestrado foi selecionada no concurso “Chrysalides” do IHEAL/Université de la Sorbonne Nouvelle, em Paris, em 2009, que publica todos os anos as melhores dissertações de mestrado produzidas na instituição. Seu primeiro livro foi publicado na França em 2010 com o título "Le transfert d'un modèle de démocratie participative: Paradiplomatie entre Porto Alegre et Saint-Denis”.
É pesquisador do Núcleo de Pesquisa “Democracia e Ação Coletiva” no CEBRAP e membro do Polo de Pesquisa "Les Amériques en Perspective Connecté, Hommes, Pratiques et Savoirs" do CREDA/Sorbonne Nouvelle. Foi pesquisador afiliado do Instituto de Estudos Peruanos em Lima e professor do curso de Relações Internacionais da UNESP, Câmpus de Franca. É especialista em estudos da democracia, políticas públicas e relações internacionais. Tem experiência de pesquisa de campo em diversos países: África do Sul, Brasil, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Moçambique, Perú e Senegal.
Biografia
Osmany Porto de Oliveira